Avaliação da segurança estrutural de postes, torres e outras estruturas
O número de elementos estruturais especiais, como postes e torres, cresce a cada dia nos grandes centros urbanos e, com este crescimento, amplia-se a necessidade de manutenção e avaliação da segurança dos mesmos.
Com relação a patologias relativas aos estados limites de resistência, de serviço e durabilidade – fissuras, trincas, destacamentos e degradação de materiais, deslocamentos, vibrações etc – o IPT dispõe de capacitação laboratorial e técnica para a realização de análises experimentais e teóricas, estáticas e dinâmicas, que visam ao diagnóstico de anomalias e à avaliação de níveis de segurança estrutural da obra ou de incômodo aos usuários, resultando na proposição de recomendações e diretrizes para projeto de recuperação ou reforço da obra. Análises e simulações de esforços de compressão, tração e flexão em diferentes elementos constituem prática corrente do Instituto.
Avaliação da segurança estrutural de obras-de-arte (pontes e viadutos)
Pontes e viadutos da malha rodoviária brasileira têm sido há décadas objetos de análises para o IPT, considerando aspectos como: características do projeto estrutural, capacidade portante de carga, condições de tráfego, passagens de cargas especiais superpesadas, ocorrência de patologias e durabilidade, entre outros. Estas análises têm por objetivo avaliar a segurança e a integridade estrutural das obras, bem como estabelecer diretrizes para manutenção e recuperação das estruturas.
Em apoio ao gerenciamento e manutenção de obras-de-arte pelos órgãos responsáveis, o Instituto dispõe de extensa capacitação técnica e laboratorial para execução dessas análises, as quais podem envolver inspeção técnica, cadastramento, monitoramento, análise estrutural experimental e teórica, estática e dinâmica, elaboração de recomendações e diretrizes para recuperação e projeto estrutural.