Uma ferramenta importante para garantir a qualidade, o desempenho, a segurança operacional e a eficiência energética de equipamentos e de sistemas utilizados na movimentação de fluidos é o levantamento das curvas características de desempenho das máquinas de fluxo e de seus componentes.
Para atender aos fabricantes e usuários de máquinas de fluxo, o IPT possui laboratórios de ensaio para o levantamento de curvas características de pressão, vazão, potência e rendimento de ventiladores, bombas e compressores. Nesses laboratórios, podem ser realizados ensaios de ventiladores com potências de até 150 cv e vazões de até 45.000 m³/h; ensaios de bombas hidráulicas em vazões de até 2.000 m³/h e pressões de até 10 bar, além de ensaios de compressores com vazões de até 3.000 m³/h. Esses laboratórios de ensaios de máquinas de fluxo atuam em conjunto com as instalações de calibração de medidores de vazão de gases e de líquidos do Instituto, acreditadas pela CGCRE do Inmetro e pertencentes à Rede Brasileira de Calibração – RBC.
O IPT possui estrutura que permite também realizar ensaios de caracterização de válvulas de controle de vazão de água, óleo e gases, válvulas de alívio e de segurança, além de outros componentes de sistemas fluidodinâmicos.
Como exemplo da atuação em relação à garantia da qualidade e à eficiência energética de máquinas de fluxo, o IPT participa atualmente do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, com vistas à concessão do Selo Procel para ventiladores industriais eficientes.
A equipe técnica do Instituto também realiza serviços em instalações industriais, tais como ensaios de ventiladores, bombas, compressores e torres de resfriamento, além de avaliações técnicas de sistemas de ar comprimido, ventilação e de bombeamento de água.