Corrosividade de biocombustíveis

Compartilhe:

O IPT desenvolve estudos em laboratório e em campo com biocombustíveis, como etanol e biodiesel, visando criar as condições necessárias para o seu armazenamento e transporte seguro, tanto por via terrestre como por via marítima.

Equipado com o Laboratório de Corrosão e Proteção, o Instituto possui infraestrutura adequada e excelência técnica para atender às demandas deste setor em crescimento. Desenvolve também metodologias de ensaios específicos para o estudo da corrosividade e para a manutenção da qualidade do etanol tanto em condições estagnadas (simulando tanques de armazenamento) como em condições dinâmicas (simulando transporte por dutos), incluindo estudos para a verificação da influência dos gases de inertização usados em tanques de navios.

O IPT está capacitado para desenvolver estudos de verificação da corrosividade do biodiesel puro (B100) obtido de diferentes fontes e origens. Também realiza estudos para verificar a compatibilidade de misturas biodiesel/diesel (misturas BXX) e a sua corrosividade a materiais metálicos usados no armazenamento e transporte.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo