A corrosão nas armaduras de concreto é uma das patologias mais frequentes das edificações, especialmente quando expostas a ambientes agressivos como os da orla marinha. Os produtos da corrosão das armaduras, por terem um volume muito maior do que o do metal que o originou, determinam o fissuramento do concreto seguida de desplacamento, o que expõe a armadura diretamente ao meio de exposição. Nestas condições, os reparos têm custos muito elevados.
[img=1924,legenda=Ensaios eletroquímicos em amostras de concreto com armaduras de aço inoxidável]
Diagnosticar prematuramente o início da corrosão das armaduras reduz drasticamente os custos de manutenção, pois medidas mitigadoras podem ser tomadas com o concreto de cobertura fisicamente íntegro. O Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT possui infraestrutura e profissionais treinados para diagnosticar o estado de armaduras não expostas e propor medidas mitigadoras.
Em conjunto com os laboratórios de construção civil do IPT, o Lab. de Corrosão e Proteção inspeciona píeres, casas populares, viadutos e edificações em geral, diagnosticando o estado das armaduras e elaborando soluções para prolongar a sua vida em serviço.
Medidores de resistividade, equipamentos para medidas eletroquímicas e de avaliação do concreto são usados em campo para diagnosticar o estado das armaduras das edificações. As medições em campo são complementadas por ensaios e análises conduzidos em laboratório.