Desenvolvimento, avaliação e otimização de processos
A produção de ligas metálicas envolve inúmeros processos de elaboração e refino, tais como:
- Fusão em fornos a gás, a óleo, a indução e elétricos;
- Fusão e elaboração a vácuo;
- Refino em reatores que promovem a remoção de impurezas por tratamento com gases reativos, escórias e reagentes.
Diversos fatores, do ponto de vista técnico e econômico, devem ser levados em conta na definição do processo mais adequado para uma aplicação específica.
Os avanços tecnológicos de processos de elaboração e refino podem impactar na melhoria da qualidade dos produtos e na redução de custos. Desta forma, melhorias de processos, ou mesmo o desenvolvimento de novos processos são essenciais para manter a competitividade no mercado.
O IPT realiza a avaliação técnico-econômica de processos de refino e elaboração de ligas ferrosas e não ferrosas, atuando na sua otimização e desenvolvimento. Estes trabalhos compreendem desde a modelação físico-química até o desenvolvimento da escala laboratorial à piloto.
O Instituto dispõe de equipe capacitada e treinada para avaliar, modelar e projetar processos de refino e elaboração, contando com o apoio de softwares de termodinâmica e equipamentos de capacidade de fusão e refino de 1 a 1000 kg, como fornos a vácuo, de indução, elétricos, de feixe de elétrons, de eletro-fusão sob escória, entre outros.
Veja também:
Apresentações
Apresentações sobre o projeto realizadas nos Workshops Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil I, II e III
Projeto
Rota metalúrgica para produção de Silício Grau Solar
Notícias
Energia solar fotovoltaica
Desafio permanente
Artigos Técnicos
Producción de silício grado solar por refino metalurgico
Refining of metallurgical grade silicon at IPT/Brazil
Purificação de silício grau solar, rota metalúrgica