Avaliação e otimização do desempenho acústico, lumínico e térmico em edificações

Compartilhe:

Avaliação e otimização do desempenho acústico de edificações

A avaliação do desempenho acústico de edificações habitacionais visa proporcionar condições de conforto acústico no interior dos seus ambientes ou reduzir os impactos causados no seu entorno. Isto pode ser feito tanto por meio de medições de níveis de ruído no local, por simulação computacional da propagação do ruído, e ensaios em laboratório, quando se avalia a isolação sonora de componentes da edificação, como portas, janelas, paredes, forros. Para edificações habitacionais no Brasil, são adotados os procedimentos e critérios apresentados na norma ABNT NBR 15575.

Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios (LCA) avalia e elabora recomendações de intervenções na edificação ou no seu projeto para a mitigação das fontes de ruído e melhoria das condições de conforto acústico.

Avaliação e otimização do desempenho lumínico de edifícios

Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios (LCA) efetua a avaliação do desempenho da iluminação em ambientes de edificações e locais de trabalho. Podem ser considerados aspectos relacionados à iluminação natural e artificial. Em ambos os casos são observadas as exigências humanas de conforto visual, que englobam fatores como iluminâncias adequadas à atividade exercida e campo visual livre de ofuscamentos.

A partir dos resultados de avaliações, o LCA elabora recomendações para o posicionamento e dimensionamento das aberturas e das proteções solares da edificação, bem como para a adequação do sistema de iluminação artificial.


Avaliação e otimização do desempenho térmico e da eficiência energética de edificações

Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios (LCA) avalia o desempenho térmico tanto de edificações sem condicionamento artificial quanto de edificações que utilizam equipamento de condicionamento de ar. No primeiro caso, verifica-se a conformidade dos ambientes internos a requisitos estabelecidos em função das exigências humanas de conforto térmico. Para a avaliação do desempenho térmico de habitações no Brasil, utiliza-se a Norma ABNT NBR 15575; para outros países, são utilizadas normas ISO ou as vigentes em questão.

Quando a edificação é condicionada artificialmente, verifica-se a demanda de cargas térmicas para o condicionamento de ar dos ambientes. Quanto menores as cargas térmicas, melhor o desempenho térmico da edificação. A medição do consumo de energia dos sistemas de condicionamento térmico constitui parte da avaliação do desempenho energético da edificação, juntamente com o consumo de energia por outros sistemas, como o de iluminação. Essa avaliação segue as normas da ASHRAE ou do PROCEL.

Além de analisar o desempenho térmico e energético da edificação por meio de simulações em computador ou de medições, o LCA elabora recomendações e diretrizes construtivas visando à adequação das edificações ao clima e à redução do consumo de energia pelos sistemas de condicionamento térmico.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo