O IPT analisa a qualidade de livros didáticos por meio de ensaios e análises desde 1999.
Os procedimentos criados pelo IPT para a análise dos livros escolares distribuídos pelo MEC – Ministério da Educação serviram de base para a publicação, em 2006, de uma coletânea de normas técnicas sobre livros didáticos composta pelas seguintes normas:
- ABNT NBR 15201-1– Tecnologia gráfica – Livros didáticos – Classificação de defeitos e métodos de ensaio;
- ABNT NBR 14869-1– Tecnologia gráfica – Livros didáticos – Especificações.
[saiba=DOCUMENTOS NECESSÁRIOS,detalhes=As editoras que desejam participar do PNBE 2012 (Programa Nacional Biblioteca da Escola) devem fazer o download dos documentos em anexo no fim desta página. Os documentos, devidamente preenchidos, devem ser entregues no IPT juntamente com os livros.]
A análise da qualidade física de livros envolve a determinação de aspectos do processo gráfico, como impressão e acabamento, e itens de especificação, como dimensões, gramatura, alvura e opacidade do papel base, resistência de colagem e galvanização dos grampos. Especificamente para livros, revistas e catálogos, o IPT oferece ainda ensaios de resistência à colagem pelo método page-pull e pelo método page-flex.
A análise de livros escolares que o Instituto realiza para o MEC proporcionou uma melhora da qualidade física dos livros didáticos recebidos pelos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas. Além disso, os bancos de dados procedentes dessa análise permitem conhecer a evolução e o perfil da qualidade oferecida pelo setor gráfico brasileiro, assim como suas limitações. Esse banco de dados também embasa mudanças de procedimentos analíticos e modificações das especificações solicitadas pelo MEC para os livros escolares.
Além da análise de livros, o IPT realiza também análise de cadernos.