Avaliação da eficiência de inibidores de corrosão

Compartilhe:

Inibidores de corrosão são substâncias ou misturas de substâncias que, em condições adequadas, reduzem ou eliminam o processo corrosivo. São amplamente utilizados pela indústria, na forma de inibidores líquidos ou voláteis. Uma de suas aplicações de maior destaque é a minimização da corrosão interna de dutos na indústria de petróleo e petroquímica. É usual que amostras destes inibidores sejam testadas, de forma a verificar se estão dentro dos padrões exigidos.

O IPT testa amostras desses inibidores, de forma a verificar sua conformidade, garantindo sua qualidade e efetividade. O Instituto possui laboratórios especialmente equipados e uma equipe técnica especializada para qualificar inibidores de corrosão utilizados em polidutos (dutos que transportam derivados de petróleo). Nestes laboratórios são realizados os seguintes ensaios:

– ensaios de imersão;
– ensaios eletroquímicos;
– Ensaio NACE TM-0172: é o ensaio mais utilizado pelas indústrias do setor, sendo o único ensaio de corrosão realizado em laboratório que determina a quantidade mínima de inibidor necessária para diminuir a corrosividade de derivados de petróleo a níveis aceitáveis.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo