A arborização urbana demanda cada vez a adoção de novas tecnologias para analisar e prevenir o risco de queda. As árvores urbanas atingem portes elevados e, com o passar dos anos, o risco de apodrecimento e ataque de insetos aumentam, agravados pelas interferências dos equipamentos urbanos.
Atualmente, verifica-se o desconhecimento de critérios para diagnosticar corretamente uma árvore quanto ao estado fitossanitário (ocorrência de cupins, fungos apodrecedores e brocas de madeira) e risco de queda. Essa situação pode acarretar sérias consequências, uma vez que as árvores, sem o manejo adequado, tornam-se mais sujeitas à queda, principalmente durante temporais com ventos fortes.
Com foco no diagnóstico de processos de biodeterioração e análise de risco de queda de árvores (biomecânica), o Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis – LAMM desenvolve pesquisas e presta serviços tecnológicos com uma abordagem multidisciplinar.
Nossas ofertas de serviços são:
Diagnóstico e análise de risco de queda de árvores urbanas
O diagnóstico envolve análise externa e prospecção não destrutiva. A equipe do LAMM analisa as condições biológicas e de entorno e realiza o levantamento de sua dendrometria (medidas de tamanho da árvore). Com estas informações, as árvores são categorizadas quanto ao seu risco de queda, segundo um modelo matemático baseado nos princípios da biomecânica.
Transferência de conhecimento para avaliação de árvores
O LAMM oferece e organiza, de acordo com o perfil do cliente, cursos teórico-práticos para avaliação de risco de queda e gestão da arborização urbana.