O Laboratório de Metrologia Mecânica (LMM) atua no campo da metrologia mecânica nas áreas de força, torque, impacto e dureza; temperatura e umidade; dimensional e geométrica; pressão e massa, oferecendo serviços tecnológicos especializados, pesquisa e desenvolvimento, provendo rastreabilidade, confiabilidade e soluções metrológicas para a iniciativa privada e pública, atendendo grande parte dos segmentos do mercado.
O laboratório dispõe de equipe técnica altamente especializada e infraestrutura física com instalações e equipamentos adequados para atender às demandas dos diferentes segmentos dos setores produtivos, apresentando soluções diferenciadas e customizadas. O LMM tem representação em comissões técnicas do Inmetro e de normalização da ABNT.
O LMM tem os seus serviços de calibração acreditados pela Cgcre do INMETRO (Rede Brasileira de Calibração-RBC), sob o número CAL 0003, em conformidade com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, oferecendo ainda serviços de calibração e medição com faixas diferenciadas e capacidades de medição reduzidas, não ofertadas pelo mercado. O laboratório também possui certificação de sistema de gestão da qualidade, conforme a norma ABNT NBR ISO 9001.
Além dos serviços de calibração/medição de padrões, instrumentos de medição e equipamentos, realizados nas instalações do IPT, o LMM também realiza atividades de calibração de máquinas de medição/ensaio, instrumentos e equipamentos em campo nas instalações dos clientes.
O laboratório atua na pesquisa e no desenvolvimento de padrões de referência, elaboração e validação de metodologias de calibração/medição de instrumentos e sistemas de medição.
Também desenvolve projetos técnicos especializados em metrologia mecânica, sob demanda, aplicando técnicas de processamento digital de imagens.
O LMM possui capacitação e infraestrutura para a avaliação, caracterização e análise de estruturas internas de peças, componentes, produtos e dispositivos, de forma não destrutiva, por meio de tomografia computadorizada por raio-X (metrotomografia).
O LMM também realiza serviços de caracterização metrológica dimensional e geométrica (macro e micro geometrias) de peças, componentes, dispositivos e artefatos complexos, empregando técnicas de medição por contato mecânico (tátil) e sem contato (óptica e laser).
Na área de grandes forças e torques, o laboratório desenvolve metodologias e projetos de dispositivos para calibração de células de carga não convencionais e máquinas/geradores de força com capacidade até 5 MN, transdutores de torque e calibradores com capacidade de até 50 k N.M.
O LMM desenvolve projeto para a produção e certificação de padrão de referência corpo de prova de impacto Charpy, para a calibração indireta de máquinas de impacto.
Dentre outras atividades do laboratório, destaca-se o acordo de parceria para PD&I com o INMETRO/DIMCI/Lafor, tendo por objeto a cooperação técnica para desenvolver o intercâmbio, informações técnicas e científicas, desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, treinamento de pessoal, desenvolvimento e certificação de material de referência, estudo de novas metodologias e normalização.
O LMM apresenta em seu escopo acreditado uma extensa lista de serviços de calibração de padrões e instrumentos de medição (alguns indicados abaixo) de grandezas mecânicas, nas seguintes áreas:
- Força, torque, impacto e dureza: transdutores de força e torque, célula de carga, dinamômetro, máquinas de ensaio de materiais, dureza e de impacto;
- Pressão e massa: transdutor de pressão, balança de pressão, manômetro, barômetro, pesos padrão, balança, comparadores;
- Temperatura e umidade: termômetro, higrômetro, termopar, termorresistência, meios térmicos (câmaras, fornos, estufas);
- Dimensional e geométrica: instrumentos de medição e padrões de comprimento e ângulo, rugosidade, perfil, forma, máquinas de medição (linear, coordenadas, forma, perfil, rugosidade).
Outros serviços tecnológicos disponibilizados pelo laboratório:
- Calibração de sistemas laser de medição por comparação direta com sistema laser interferométrico;
- Calibração de medidores e transdutores de pressão de baixíssimas capacidades (a partir de 1 Pa);
- Aplicação de técnicas de visão computacional em metrologia mecânica;
- Automação de processos de medição e calibração utilizando técnicas de reconhecimento de imagens;
- Medição de contorno e rugosidade por contato mecânico ou laser em superfícies planas, côncavas e convexas de peças rígidas ou deformáveis pelo contato;
- Digitalização de peças com formas geométricas regulares ou superfícies livres e mecanismos complexos.