A Seção de Obras Civis (SOC) atua principalmente no segmento de Infraestrutura, desenvolvendo soluções tecnológicas e científicas para a melhoria da competitividade das empresas e dos investimentos governamentais, promovendo a preservação do patrimônio, a qualidade de vida e o bem-estar social e ambiental.
A equipe trabalha com todos os agentes públicos e privados que atuam no mercado de Infraestrutura com ênfase em diversas áreas, como Transportes, Energia, Saneamento, Habitação e Mineração, dando apoio e desenvolvendo soluções específicas, com foco em segurança, desempenho e durabilidade das obras civis.
A seção conta com equipe especializada composta por técnicos e engenheiros estruturais, geotécnicos e geólogos que atuam de modo colaborativo e integrado às demais especializações existentes no IPT.
Oferece consultorias e auditorias, ensaios laboratoriais e in loco e estudos tecnológicos convencionais e inovadores, participando de todas as fases da vida útil de obras e empreendimentos, desde a concepção até a construção e desenvolvimento, contribuindo para a sua preservação, com foco principal em Estruturas e Geotecnia/Geologia.
Na área de engenharia de estruturas a atuação está voltada para os estudos de análise estática e dinâmica de estruturas, estado de conservação das obras, instrumentação e monitoramento in loco e remoto de estruturas históricas e contemporâneas, avaliação de danos estruturais ocasionados por acidentes e modelagem computacional. Os trabalhos são desenvolvidos com base em estudos de projeto, investigações e ensaios de campo e laboratório, com a finalidade de elaborar diretrizes para utilização, reabilitação ou manutenção de obras civis. Neste tema também são realizadas pesquisas para utilização de novos materiais, novas metodologias construtivas e apoio tecnológico à fabricação de componentes estruturais inovadores.
Na área de Geotecnia/Geologia, realizam-se investigações in situ, análises de segurança e de desempenho, monitoramento e acompanhamento de obras de fundações, escavações, túneis, barragens, e rodovias, entre outros. Está disponível infraestrutura laboratorial destinada aos ensaios em solos, rochas e pavimentos, incluindo estrutura destinada aos ensaios em modelos físicos em escala reduzida.