O Laboratório de Química e Manufaturados (LQM) oferece soluções para o mercado pelo apoio no desenvolvimento e análise de produtos e métodos analíticos, tendo sua atuação principalmente em três grandes áreas: Química, Têxteis e EPIs.
Identificar e quantificar compostos químicos, impurezas ou monitorar substâncias restritas pode ser um desafio em três casos: quando a matriz não é usual, em situações em que há a presença de contaminantes que provocam alguma interferência ou quando não existem métodos descritos nos anais e normas técnicas. Desenvolver e implementar soluções para a caracterização química e a aplicação de métodos analíticos em substituição ou adequação a protocolos, nos casos em que os testes convencionais não se aplicam, é a rotina do laboratório.
Em Química são fornecidas soluções personalizadas para caracterização e monitoramento de compostos em diversos segmentos: indústria química, petrolífera, cosmética, farmacêutica, veterinária e alimentícia. A identificação estrutural de compostos químicos e produtos variados pode ter diversos objetivos, que compreendem a engenharia reversa, a melhoria de produtos e processos e até mesmo a investigação química, além da pesquisa e desenvolvimento de novos materiais.
Alguns exemplos de atuação do laboratório são o monitoramento de ozônio residual na aplicação de UV em processos de descontaminação e eficiência bactericida, virucida e antimicrobiana; o mapeamento da transferência e absorção de contaminantes ambientais tóxicos (dioxinas, PCBs, pesticidas e formaldeído) e o desenvolvimento e a validação de metodologias analíticas para quantificação de ativos em formulações farmacêuticas e cosméticas, entre outros.
Na área de Têxteis e EPIs, o LQM possui pioneirismo na análise de diversos tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), dentre os quais se destacam luvas e vestimentas térmicas (calor e frio), mecânicas, químicas, impermeáveis e de motosserristas, óculos de segurança, protetores faciais e máscaras de solda. O laboratório tem ampla experiência na avaliação de EPIs com base nas normas técnicas homologadas pelo órgão regulador, que é a Secretaria do Trabalho (STRAB), do Ministério da Economia, de modo a verificar se o EPI avaliado atende a todos os critérios normativos estabelecidos e poderá, portanto, receber o Certificado de Aprovação (CA) da STRAB e posteriormente ser comercializado.
Outro segmento de atuação é o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis na confecção de novos equipamentos de proteção e/ou na melhoria de características específicas de EPIs já desenvolvidos, como no conforto térmico, na resistência mecânica ou mesmo na durabilidade do material, visando à inovação dos produtos. O laboratório atua ainda na avaliação da qualidade de calçados e seus componentes, realizando laudos para modelos profissionais.
Os ensaios e serviços tecnológicos atendem aos critérios da NBR ISO 17025:2017. O laboratório possui certificação de sistema de gestão da qualidade conforme a ISO 9001, além de possuir acreditação da CGCRE INMETRO para a maioria dos testes realizados.
O laboratório possui uma infraestrutura robusta e conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas qualificados, entre químicos, engenheiros, farmacêuticos e técnicos aptos a desenvolver soluções customizadas para atendimento a demandas diversificadas dos setores industriais. Dada a competência técnica da equipe, os pesquisadores participam ativamente no desenvolvimento de normas e de políticas públicas para que as normativas acompanhem a evolução dos materiais e garantam a proteção e segurança. O laboratório se destaca pelas competências que possui, dentre as quais:
- Monitoramento de compostos químicos diversos;
- Desenvolvimento de métodos analíticos para fins não usuais;
- Caracterização e desempenho de couros e produtos derivados;
- Caracterização e desempenho de calçados e componentes;
- Assessoria a grandes compras e processos licitatórios;
- Apoio tecnológico à indústria couro-calçadista e fabricantes de EPIs;
- Assessoria em informações técnicas e mercadológicas, cursos e palestras;
- Ensaios em materiais que compõem os calçados, como termoplásticos, termofixos, compósitos, elastômeros, espumas, filmes, adesivos e outros polímeros;
- Normatização e elaboração de especificações técnicas;
- Caracterização e desempenho de EPIs;
- Avaliação da conformidade de calçados e EPIs;
- Elaboração de laudo técnico para trabalho ininterrupto;
- Pareceres técnicos para fins de classificação fiscal.