O PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos) como instrumento na gestão regional de riscos urbanos: o exemplo da região do ABC paulista

Compartilhe:
Resumo:

Este artigo visa analisar a importância do uso do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) como um instrumento no planejamento urbano, e não apenas como um instrumento que auxilia os municípios no mapeamento de suas áreas de risco e na realização de intervenções estruturais consideradas prioritárias para prevenir e evitar a ocorrência de deslizamentos nas encostas e solapamento de margem de suas áreas urbanas. Pretende-se destacar que tal instrumento possibilita, a médio e longo prazo, o planejamento e a formulação de uma ação multidisciplinar e intersetorial, com a integração das ações dos diversos órgãos que de alguma maneira lidam com o problemas relativos aos riscos geológicos urbanos.


Referência:
MIRANDOLA, F. A.; NOGUEIRA, F. R.; MACEDO, E. S. de. O PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos) como instrumento na gestão regional de riscos urbanos: o exemplo da região do ABC paulista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15., 2015, Bento Gonçalves. Anais… São Paulo: ABGE, 2015.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo Bibioteca-GITEB/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173671.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo