Interpretação preliminares de registros sísmicos marinhos na Baía de Todos os Santos, utilizando métodos de geofísica rasa: Sparker, Boomer e Chirp

Compartilhe:
Resumo:

Neste trabalho nós tentamos quantificar o volume de sedimentos estocados e a geometria do embasamento acústico na entrada da Baía de Todos os Santos (BTS). Este setor da BTS é caracterizado pela presença de sedimentos arenosos de origem marinha. Tentativas anteriores, utilizando um perfilador de subfundo CHIRP, falharam devido a falta de penetração das ondas acústicas. Alcançamos sucesso após a utilização de equipamentos que operam em frequências do boomer e sparker. O embasamento acústico encontrado apresenta uma geometria muito irregular esculpida em rochas sedimentares, de idade cretácea, durante níveis do mar mais baixo. A espessura de sedimentos sobre o embasamento acústico atinge até 70m e inclui vários episódios de deposição e erosão. Este novo conjunto de dados será inestimável para apoiar a tomada de decisão sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica e futuros projetos de alimentação da praia em praias de Salvador.


Referência:
MELLO, Ana Clara Coni e; DOMINGUEZ, José Maria Landim; SOUZA, Luiz Antônio Pereira de; SANTANA, Thaís Gomes. Interpretações preliminares de registros sísmicos marinhos na Baía de Todos os Santos, utilizando métodos de geofísica rasa: Sparker, Boomer e Chiro. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIAS EM ACÚSTICA SUBMARINA, 11., 2014, Rio de Janeiro. Trabalho apresentado… 4 p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172753.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo