Inovação, capacidades dinâmicas e sistemas de gestão ambiental em organizações militares da Marinha do Brasil: um estudo na base naval de Val-de-Cães

Compartilhe:
Resumo:

A adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) fornece um arcabouço de inovação centrado na gestão de rotinas, processos, competências e capacidades, sendo, portanto, fonte de capacidades dinâmicas (CD). Este estudo tem como objetivo mapear e descrever as CD que suportam a adoção e manutenção de um SGA em uma Organização Militar da Marinha. Os resultados da pesquisa identificaram nove CD (otimização do controle de resultados; otimização dos recursos; cultura sustentável; auditorias contínuas; capacitação dos colaboradores; capacitação dos gestores; seleção de fornecedores; seleção de cooperativa; e renovação continuada das práticas de gestão) envolvidas na adoção e manutenção do SGA.

Referência:
MARANHÃO, Romero de Albuquerque; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá. Inovação, capacidades dinâmicas e sistema de gestão ambiental em organizações militares da Marinha do Brasil: um estudo na base naval de Val-de-Cães. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 17., 2014, São Paulo. Anais… 16 p.

Dcoumento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca -DAIT, para acessar o docmuneto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172532.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo