Uso combinado dos ensaios paralelo sísmico e de perfilagem magnética na determinação da profundidade desconhecida de uma estaca raiz com a ponta em rocha

Compartilhe:
Resumo:

Este artigo apresenta um estudo de caso no qual dois ensaios denominados “Paralelo Sísmico” (PS) e “Perfilagem Magnética” (PM) foram utilizadas para a determinação da profundidade desconhecida de um elemento de fundação (estaca raiz), com a ponta em rocha, executada no municipio de Niteroi, RJ. O resultado do ensaio PS apresentou uma ambiguidade e não seria capaz, por si próprio, de solucionar o problema. Entretanto, a utilização de um segundo ensaio (PM), juntamente com as informações advindas das sondagens executadas para a realização destes, foi fundamental para a correta interpretação dos resultados e para afirmações conclusivas com relação à profundidade da fundação investigada.

Referência:
GANDOLFO, Otávio Coaracy Brasil; SOUZA, Tiago de Jesus; HEMSI, Paulo Scarano; GALLI, Vicente Luiz; AOKI, Paulo Cezar. Uso combinado dos ensaios “paralelo sísmico” e de “perfilagem magnética” na determinação da profundidade desconhecida de uma estaca raiz com a ponta em rocha. In: In: CONGRESSO BRASIELIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 20., 2020, Campinas. Anais… 8p.

Documento com acesso restrito. Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:

https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177925.pdf 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo