Estimativa de trajetória e raio de alcançe de corrida de detritos (Debris Flow): aplicação em afluente do Rio Pilões, Serra do Mar, SP

Compartilhe:
Resumo:

As corridas de detritos, movimentos de massa repentinos e de grande impacto, são processos recorrentes e bastante típicos na Serra do Mar. Em geral, os processos de corridas de massa originam-se a partir de um ou mais eventos de deslizamento, em vertentes serranas e drenagens com alta declividade. Durante o seu escoamento são comuns consideráveis alterações volumétricas em função de incorporação ou deposição de materiais na fase sólida e/ou líquida. Nesse sentido, um dos objetivos do artigo é apresentar uma estimativa da trajetória e do raio de alcance dessas massas ao longo de drenagem, pois são dois parâmetros fortemente dependentes dos volumes gerados. Adicionalmente, se apresenta a descrição da ocorrência de uma corrida de detritos (debris flow) no ribeirão afluente do rio Pilões, Serra de Cubatão, em fevereiro de 2013, pois essa mesma bacia foi alvo de estudos no ano de 2002. A abordagem metodológica utilizada baseou-se no conhecimento dos mecanismos de deflagração e desenvolvimento de corridas de massa, identificação e caracterização dos parâmetros geológico-geotécnicos de interesse e análises quantitativas e qualitativas, apoiadas em modelagens realizadas em Sistema de Informação Geográfica – SIG. Abordagem semelhante foi empregada em seis subbacias hidrográficas próximas aos sistemas rodoviários na Serra do Mar e em 13 subbacias na área de influência de sistemas de captação e tratamento de água entre os anos de 2002 e 2004. A aplicação dessa metodologia, no sentido de estimar trajetória e raio de alcance, mostrou-se satisfatória à medida que foi possível fazer uma retroanálise da ocorrência em fevereiro de 2013 e reproduzir as condições mapeadas em campo.

Referência:
GRAMANI, Marcelo Fischer. Estimativa de trajetória e raio de alcance de corrida de detritos (Debris Flow): aplicação em afluente do Rio Pilões, Serra do Mar, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 17., 2014, Goiânia. Anais… 7 p.

Documento com acesso estrito. Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172585.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.