Corridas de massa: estudo trata dos impactos e observações de campo deste fenômeno natural pouco conhecido pela população e pouco estudado pelos cientistas

Compartilhe:
 Resumo:

As corridas de massa ou de detritos (debris-flow, em inglês) constituem-se em um dos mais expressivos tipos de movimentos gravitacionais de massa, em termo de volume de material mobilizado em curto período de tempo, raio de alcance e potencialidade destrutiva. Este fenômeno é comum em muitas áreas montanhosas do planeta, considerado um dos processos mais catastróficos. O tempo de recorrência das corridas de massa é maior do que quando comparadas com outros movimentos de massa (deslizamentos, quedas de blocos, rastejos, etc.). Apesar deste fato, o fenômeno pode ocasionar consequências mais graves, devido a sua capacidade de transportar grandes volumes de materiais, atingir maiores velocidades e alcançar áreas extensas.

Referência:
GRAMANI, Marcelo Fischer. Corridas de massa: estudo trata dos impactos e observações de campo deste fenômeno natural pouco conhecido pela população e pouco estudado pelos cientistas. Revista Emergência, v.84, ed. 3, p. 46-48, mar., 2016.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173956.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo