Avaliação do desempenho ambiental do aproveitamento do biogás em indústrias processadoras de mandioca de indicadores GRI

Compartilhe:
Resumo:

O objetivo deste artigo foi a aplicação de um método de avaliação ambiental da tecnologia de aproveitamento energético de biogás, utilizando-se de indicadores de desempenho ambiental selecionados a partir do protocolo da Global Reporting Initiative (GRI). A partir de uma avaliação das características da tecnologia em relação às etapas do processo foram selecionados indicadores de desempenho ambiental, relacionados aos aspectos consumo de materiais, emissões atmosféricas, consumo de água, consumo de energia e emissão de efluentes. A pesquisa utilizou o método qualitativo, por meio de estudo de caso em empresas processadoras de mandioca. Essas indústrias utilizam lagoas de decantação para tratar os resíduos e tem, consequentemente, como um de seus aspectos ambientais a geração de biogás. O sistema de aproveitamento de biogás apresentou vantagens ambientais positivas, entre as quais economia de combustível, diminuição das emissões atmosféricas de gases de efeito estufa e também não acarretou acréscimo no consumo de água. Uma das empresas economizou 95% da lenha que era utilizada como combustível antes do uso da tecnologia e em todos os casos houve melhoria de desempenho operacional das empresas avaliadas. Esta pesquisa mostrou que o aproveitamento de biogás em operações de agronegócios é uma iniciativa inovadora e apresentou resultados práticos expressivos.


Reference:
GUIMARÃES, Celso Eduardo; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá; SANTOS, Mario Roberto. Avaliação do desempenho ambiental do aproveitamento do biogás em indústrias processadoras de mandioca por meio de indicadores GRI. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 16., 2014, São Paulo. Anais… 17 p.

Acesso ao trabalho apresentado no site do evento:
www.engema.org.br/XVIENGEMA/112.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo