Características anatômicas e físico-mecânicas da madeira de Cenostigma pluviosum var. pelthophoroides (Fabaceae) deteriorada por Ganoderma australe (Basidiomycota, Polyporales)

Compartilhe:
Resumo:

Árvores da espécie sibipiruna (Cenostigma pluviosum var. pelthophoroides) são muito comuns na arborização urbana da cidade de São Paulo, mas podem causar acidentes quando deterioradas por fungos decompositores de madeira, devido à ruptura do tronco, resultando na queda dessas árvores. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar mudanças anatômicas, físicas e mecânicas na madeira da sibipiruna atacada por Ganoderma australe. Árvores adultas com a presença de basidiomas desse fungo e em iminente risco de queda foram analisados macro e microscopicamente para investigar a biodeterioração e os mecanismos de resistência da árvore (compartimentalização). Foram efetuados ensaios físicos e mecânicos (massa específica, resistência e módulo de elasticidade à flexão estática). Na árvore de sibipiruna, a degradação ocorreu no cerne, sendo mais intenso próximo à medula e mais extensiva no colo da árvore, onde os basidiomas foram coletados. O ataque do fungo foi identificado como podridão branca em bolsas, i.e. não-seletivo aos componentes da parede celular, causando a erosão da camada S2 do lumen celular. A madeira degradada também foi atacada por insetos xilófagos, como o cupim subterrâneo Coptotermes gestroi e besouros de madeira. A compartimentalização da madeira foi caracterizada pelo acúmulo de extrativos. Podridão branca causou significativa redução na massa específica e no módulo de elasticidade, o que justifica a ruptura das árvores quando sujeitas às forças externas, tais como fortes ventos.

Referência:
OKINO, Luci K.; PEREIRA, Ricardo Gomes de Freitas Nuno de Barros; BRAZOLIN; Sérgio; YOJO, Takashi; SOUZA, Cassiano Oliveira de; GUGLIOTTA, Adriana de Mello. Anatomical and physico-mechanical characteristics of Cenostigma pluviosum var.pelthophoroides (Fabaceae) wood decayed by Ganoderma australe (Basidiomycota, Polyporales) Lilloa, v.59, n.2, p.285-300, dic., 2022.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://www.lillo.org.ar/journals/index.php/lilloa/article/view/1621

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo