Análise da viabilidade técnica da adaptação de dados internacionais de inventário de ciclo de vida para o contexto brasileiro: um estudo de caso do concreto para as paredes moldadas no local

Compartilhe:
Resumo:

A crescente preocupação com sustentabilidade na construção civil traz à tona a necessidade de métodos confiáveis de avaliação do desempenho ambiental de materiais e componentes, dentre os quais se destaca a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que permite extrair indicadores ambientais objetivos por meio da compilação e avaliação das entradas, saídas e dos impactos ambientais potenciais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida. No entanto, este método requer uma grande quantidade de dados de inventário de ciclo de vida para sua realização e, embora existam várias bases de dados no exterior, não há bases de dados sistematizadas com informações coletadas sobre os processos produtivos de materiais de construção no cenário nacional, de forma a embasar a condução da ACV desses produtos. Para suprir essa carência de dados no Brasil, existe a alternativa de se adaptar dados estrangeiros à realidade nacional. O presente trabalho analisa a viabilidade técnica desta adaptação, utilizando-se o produto “concreto aplicado em paredes moldadas no local” como estudo de caso. Foi feita a avaliação parcial do ciclo de vida do concreto, considerando fatores desde a extração das matérias-primas até sua produção na usina (cradle-to-gate). O método consistiu em adaptar os dados existentes na base Ecoinvent® para a realidade brasileira, avaliando em detalhes o processo de produção do concreto na usina e ajustando macro indicadores para os processos precedentes. Constatou-se que apenas a adaptação de macro indicadores não é suficiente, sendo necessária uma análise cuidadosa das premissas, das fontes de informação e da adaptabilidade dos dados existentes quando da realização de ACV de produtos da construção no Brasil.

Referência:
SILVA, Fernanda Belizario; ARDUIN, Rachel Horta; OLIVEIRA, Luciana Alves de; BECERE, Osmar Hamilton. Análise da viabilidade técnica da adaptação de dados internacionais de inventário de ciclo de vida para o contexto brasileiro : um estudo de caso do concreto para as paredes moldadas no local. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO, 57., 2015, Bonito, MS. Anais… 15 p.

Documento com acesso restrito. Logar no BiblioInfo, Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173733.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.