Investigação geotécnica de rejeito de mineração em laboratório visando estudos de liquefação estática em modelos físicos

Compartilhe:
Resumo:

O estudo da liquefação de rejeitos se desenvolve em função da variável denominada de parâmetro de estado, a qual requer definição da linha de estados críticos. A linha de estados críticos (LEC) separa duas regiões que caracterizam o comportamento dos materiais, a saber: contráteis (suscetíveis à liquefação) e dilatantes (não suscetíveis à liquefação). O objetivo deste trabalho é analisar a estabilidade de um talude em escala 1G utilizando métodos baseados no Equilíbrio Limite e por modelagem numérica de um modelo elásto-plástico com base em um programa de investigação em laboratório, realizados para obter a LEC, além das suas características de compressibilidade e de permeabilidade. Nesse estudo seguiu-se os procedimentos descritos pelas normas correspondentes além de diversos critérios adicionais. Tais critérios incluem moldagem de corpos de prova homogêneos, saturação completa do corpo de prova e determinação do índice de vazios com acurácia. Os resultados obtidos permitem reforçar a metodologia a ser seguida nos estudos de liquefação de rejeito, a qual é fundamental para a obtenção de resultados satisfatórios.

Referência:
COUTINHO, Renê Souto; SERAFIM, Rodrigo; ROCHA JÚNIOR, Antônio Hilário da; MOURA, Bárbara Luiza Riz de; ALMEIDA, Marcio de Souza Soares de. Investigação geotécnica de rejeito de mineração em laboratório visando estudos de liquefação estática em modelos físicos. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE ESTABILIDADE DE ENCOSTAS, 8., 2022, Porto de Galinhas. Anais… 8 p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o artigo em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178096.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo