Avaliação do processo de aprovação de sistemas de drenagem urbana de loteamento residenciais do município de Sorocaba, SP

Compartilhe:
Resumo:

Apesar da sistemática desenvolvida para ordenar o crescimento urbano, os processos inadequados de urbanização e impacto ambiental estão se reproduzindo nas cidades brasileiras. Dentre esses impactos estão aqueles sobre o ciclo hidrológico, em especial sobre as águas pluviais. Com o objetivo de avaliar o sistema de aprovação de projetos de drenagem urbana, o presente estudo foi elaborado. Essa avaliação foi feita por meio da análise dos projetos de drenagem de loteamentos residenciais do município de Sorocaba que obtiveram aprovação do GRAPROHAB – Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais durante o ano 2013. A análise desses projetos foi feita a partir de 20 quesitos que, por sua vez, foram elaborados considerando assuntos relacionados à drenagem urbana, tais como microdrenagem, medidas compensatórias e principais problemas observados na drenagem urbana. A análise dos quesitos não atendidos permitiu concluir que o atual sistema de análise vigente não evita a aprovação de projetos de drenagem urbana sem elementos fundamentais para sua construção, sem que neles seja feita avaliação dos impactos a serem produzidos à jusante e sem que nesses projetos sejam previstas medidas que possam compensar esses impactos.


Referência:
QUEIROZ, Reinaldo Pereira de; ZANELLA, Luciano. Avaliação do processo de aprovação de sistemas de drenagem urbana de loteamento residenciais do município de Sorocaba, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL – ABES, 29., 2017, São Paulo. Anais… 6 p.

Logar na BiblioInfo na Biblioteca/DAIT-IPT, para acessar o documento em PDF. Documento protegido com senha, solicite no Atendimento da Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174833.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.