Análise do banco de dado de mortes por deslizamentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

Compartilhe:
Resumo:

Em vista da crescente preocupação do poder público, do meio científico e da própria sociedade civil com os desastres naturais, procuram-se meios para a redução dos riscos. O conhecimento da maneira como os fenômenos naturais afetam a comunidade, determinando as localidades mais perigosas, período em que ocorrem os eventos, número de afetados, etc., é uma das informações primordiais para se estabelecer aas medidas para a diminuição dos riscos. Este artigo apresenta uma análise do Banco de Dados de Mortes por Deslizamentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), que desde 1988 se propõe a catalogar eventos de movimentos de massa com fatalidade. Os dados utilizados neste banco foram compilados por período em que ocorreram, e municípios e estados que apresentaram os maiores números de óbitos. As análises foram realizadas e chegou-se a relações temporais, entre anos que apresentaram maiores índices de mortes, e relações de localização geográfica entre as cidades mais afetadas.


Referência:
MACEDO, Eduardo Soares de; MARTINS, Pedro Paulo Dipe. Análise do banco de dados de mortes por deslizamentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). In: CONGRESSO BRASILERIO DE GELOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15.,2015, Bento Gonçalves. Anais… São Paulo: ABGE, 2015. cd-rom. 7p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/restrito_pdf/173654.pd

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo