Uso de geotecnologias aplicadas a seleção de locais com possíveis ocorrências de solos moles

Compartilhe:
Resumo:

Nos dias atuais, a constante migração populacional e a expansão de grandes cidades, causou a necessidade de se construir em terrenos com características geológico-geotécnicas não adequadas, como por exemplo, próximo a zonas fluviais, sobre solos instáveis e compressíveis. Assim, a escolha da estratégia de intervenção para obras lineares mais adequadas depende de alguns fatores relacionados ao subsolo da região. Regiões com solo mole podem ser grandes desafios para a sociedade e requerem certos cuidados, desse modo é necessário utilizar uma vasta quantidade de mecanismos de investigação para escolher a melhor região para desenvolvimento dessas obras. O objetivo desse artigo é demonstrar como as geotecnologias (Sistema de Informações Geográficas – SIG) podem ser utilizadas para expandir as informações adquiridas em sondagens e estudos prévios. Com o apoio de técnicas de geoprocessamento para a elaboração de uma base de dados sobre uma área piloto, foi possível validar o mapa síntese com sondagens realizadas na região e ter informação mais ampla sobre possíveis locais nas proximidades, com solos com o mesmo tipo de comportamento, o que possibilitaria melhores escolhas de traçado para obras lineares. A utilização de Sistema de Informações Geográficas permitiu gerar mapas de maneira rápida, contribuindo deste modo para a seleção de traçado de obras lineares, bem como para a locação das sondagens.

Referência:
NASCIMENTO, Bruno de Paiva; CORSI, Alessandra Cristina. Uso de geotecnologias aplicadas a seleção de locais com possíveis ocorrências de solos moles. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 17., 2022, Belo Horizonte. Anais… 10p.


Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177975.pdf
 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo