O Forno de Fusão sob Vácuo é um equipamento multiusuário (EMU) adquirido no processo FAPESP nº
2022/11351-8, vinculado ao Auxílio Pesquisa Programa Infraestrutura – Tecnologia e Inovação. Esse equipamento permite elaborar ligas metálicas especiais em escala piloto.
Suas principais características técnicas são:
- Forno de fusão por aquecimento indutivo;
- Capacidade máxima: 100 kg de aço;
- Fusão e vazamento sob vácuo ou atmosfera de gás inerte;
- Nível de vácuo de trabalho: 10-5 mbar;
- Câmaras independentes para fusão da carga inicial, para adições extras durante a fusão e para vazamento no molde, conectadas por intermédio de válvulas;
- Possibilidade de lingotamento em 2 lingoteiras.
O equipamento operará no Prédio 4 pertencente ao Laboratório de Processos Metalúrgicos (LPM) da Unidade de Negócios de Materiais Avançados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O LPM tem toda a infraestrutura necessária para operação do EMU, além de equipe técnica com formação e capacitação adequada. O EMU estará disponível à comunidade técnico-científica a partir do 2° semestre de 2025.
Comitê Usuário
O comitê usuário é composto por:
- Dr. André Luiz Nunis da Silva, pesquisador do LPM/IPT
- Dr. Mário Boccalini Jr., pesquisador do LPM/IPT
- Dra. Célia Aparecida Lino dos Santos, pesquisadora do LCP/IPT
- Dr. Reginaldo Teixeira Coelho, professor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
- Dr. André Paulo Tschiptschin, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
- Dr. Maurício D. Neves, pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN
Solicitação do EMU
Para utilização do Forno de Fusão a Vácuo, o solicitante deverá enviar o formulário e uma cópia resumida do projeto de pesquisa com antecedência mínima de 30 dias corridos em relação a data pretendida para o LPM no e-mail “lpm@ipt.br”, colocando no assunto do e-mail “Solicitação de EMU Forno de Fusão a Vácuo”.
As solicitações serão avaliadas e julgadas pelo Comitê Usuário que poderá negar a utilização do aparelho se entender que o projeto proposto poderá causar danos ao equipamento.
Importante:
- A responsabilidade pela utilização do equipamento será do solicitante responsável, que deverá ser o responsável pela pesquisa. O solicitante responsável poderá indicar no formulário a pessoa que irá utilizar o equipamento.
- Os custos com os materiais de consumo serão de inteira responsabilidade do solicitante.
- Antes da utilização do equipamento o usuário deverá realizar um treinamento, que será realizado por pessoal técnico especializado do LPM/IPT. Será permitido ao usuário o completo acompanhamento de todas as etapas do trabalho a ser realizado.
O EMU será disponibilizado no horário de expediente do IPT, de segunda a sexta, das 8 h às 17 h.