Resumo:
O escoamento do vento no ambiente construído é bastante complexo, sendo diretamente impactado por elementos naturais e por elementos criados pelo homem. Estratégias podem ser adotadas tendo como objetivo a melhoria da ventilação natural em ambientes fechados e abertos, pensando, por exemplo, em uma ventilação cruzada eficiente ou em melhorar a dispersão de contaminates em locais específicos. As estratégias de uma urbanização planejada também devem ser empregadas tendo como objetivo a redução de velocidades elevadas na altura de pedestres, que podem gerar desconforto e apresentar risco de acidentes. Neste trabalho é proposta uma metodologia para a realização de ensaios em túneis de vento de camada limite atmosférica com modelos reduzidos visando à caracterização do escoamento do vento na altura dos pedestres nas áreas externas de ambientes urbanos. Algumas técnicas de medição são apresentadas, com suas vantagens e desvantagens, levando em consideração o tipo de problema proposto. O procedimento final consiste na adoção da técnica de erosão de areia, para identificação das regiões de interesse em grandes áreas, seguido da medição da velocidade com sensores baseados em termistores. Por fim, é apresentado um exemplo de caso em que a técnica de erosão de areia foi utilizada em conjunto com simulações numéricas para avaliar o efeito da verticalização no entorno da FATEC Tatuapé, comparando os Planos Diretores Estratégicos de São Paulo de 2002 e de 2014, mostrando claramente o potencial da utilização de túneis de vento para a geração de informação que auxilie na adoção de políticas públicas adequadas pelos gestores.
Referência:
MARTINS, Gabriel Borelli; SILVA, Felipe Jaloretto; JABARDO, Paulo José Saiz; NADER, Gilder. O túnel de vento como ferramenta para caracterização do escoamento no ambiente construído. In: FÓRUM SP 21: AVALIAÇÃO DO PALNO DIRETOR E DA POLÍTICA URBANA DE SÃO PAULO, 2022, São Paulo. Anais… 19 p. (Áreas verdes e ambiente urbano-S6-T33)
Acesso ao trabalho apresentado no site do Evento:
https://www.iabsp.org.br/forumsp21/S6_T33.pdf
O escoamento do vento no ambiente construído é bastante complexo, sendo diretamente impactado por elementos naturais e por elementos criados pelo homem. Estratégias podem ser adotadas tendo como objetivo a melhoria da ventilação natural em ambientes fechados e abertos, pensando, por exemplo, em uma ventilação cruzada eficiente ou em melhorar a dispersão de contaminates em locais específicos. As estratégias de uma urbanização planejada também devem ser empregadas tendo como objetivo a redução de velocidades elevadas na altura de pedestres, que podem gerar desconforto e apresentar risco de acidentes. Neste trabalho é proposta uma metodologia para a realização de ensaios em túneis de vento de camada limite atmosférica com modelos reduzidos visando à caracterização do escoamento do vento na altura dos pedestres nas áreas externas de ambientes urbanos. Algumas técnicas de medição são apresentadas, com suas vantagens e desvantagens, levando em consideração o tipo de problema proposto. O procedimento final consiste na adoção da técnica de erosão de areia, para identificação das regiões de interesse em grandes áreas, seguido da medição da velocidade com sensores baseados em termistores. Por fim, é apresentado um exemplo de caso em que a técnica de erosão de areia foi utilizada em conjunto com simulações numéricas para avaliar o efeito da verticalização no entorno da FATEC Tatuapé, comparando os Planos Diretores Estratégicos de São Paulo de 2002 e de 2014, mostrando claramente o potencial da utilização de túneis de vento para a geração de informação que auxilie na adoção de políticas públicas adequadas pelos gestores.
Referência:
MARTINS, Gabriel Borelli; SILVA, Felipe Jaloretto; JABARDO, Paulo José Saiz; NADER, Gilder. O túnel de vento como ferramenta para caracterização do escoamento no ambiente construído. In: FÓRUM SP 21: AVALIAÇÃO DO PALNO DIRETOR E DA POLÍTICA URBANA DE SÃO PAULO, 2022, São Paulo. Anais… 19 p. (Áreas verdes e ambiente urbano-S6-T33)
Acesso ao trabalho apresentado no site do Evento:
https://www.iabsp.org.br/forumsp21/S6_T33.pdf