Vibração, sentiu? : Qual a origem e intensidade?

Compartilhe:
Resumo:

Este artigo apresenta resultados de monitoramento sismográfico em quatro casos onde as vibrações foram sentidas pelas pessoas devido a: ocorrências intermitentes, que mesmo sendo de intensidade pequena, é desconhecida a origem e quando conhecida, tem a sensação que os níveis podem ser perigosos para a construção civil. Os valores dos níveis de vibração apresentados nos casos monitorados podem ser maiores em condições diferentes do terreno e da construção, mas suas características auxiliam, por exemplo, na sua identificação (vibrações deixam de ocorrer quando os trens não estão circulando) ou mesmo mostrar que os efeitos das vibrações podem ser sentidos a uma distância grande (vibração em prédio localizado a 900 m da arena de megaevento).


Referência:
RIBOTTA, Luis Carlos; BRESSAN, Diego Lapolli. Vibração, sentiu? : Qual a origem e intensidade?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16., 2018, São Paulo. Anais… 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175467.pdf



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.