Viabilidade técnica e econômica da captação de água de chuva no meio urbano

Compartilhe:
Resumo:

O aproveitamento de água de chuva, muitas vezes, é encarado como sendo uma técnica bastante simples, barata, facilmente aplicável e que permite obter água de boa qualidade. Essa simplicidade aparente leva a conceitos equivocados de que não é necessário grande conhecimentos para sua aplicação ou mesmo grandes investimentos para sua realização. Apesar da simplicidade aparente, a utilização de água de chuva necessita de verificação da viabilidade técnica e econômica para sua implantação, não sendo raras as situações em que o sistema mostra-se dificilmente viável especialmente quando avaliado a partir de interesses financeiros de potenciais usuários considerados individualmente, sejam famílias de moradores, empresários ou mesmo órgão públicos. Apesar da importância primordial da viabilidade técnica não raramente, a viabilidade econômico-financeira é considerada mandatória quanto à opção pela utilização ou não dos sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva no meio urbano, mas a abrangência da análise realizada pode não ser suficiente para estimar de forma adequada os benefícios desse sistema, visto que toda decisão, quer seja técnica ou econômica, leva em conta o ponto de vista do interessado sobre o sistema. O sistema pode ser avaliado a partir de diversas esferas de análise, considerando diversos interessados que se utilizam do mesmo objeto, mas com finalidades distintas obtendo, em última análise, resultados de viabilidade que podem ser divergentes quanto à implantação do sistema.

Referência:
ZANELLA, Luciano. Viabilidade técnica e econômica da captação de água de chuva no meio urbano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA, 8., 2012, Campina Grande. Anais… Petrolina: ABCMAC, 2012. 7p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/170998pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.