Uso de modelagem física para estudo da estabilidade de pilhas de resíduos industriais

Compartilhe:
Resumo:

No presente trabalho são apresentados resultados obtidos em ensaios em modelos físicos reduzidos para avaliação do potencial de liquefação de pilhas de um resíduo industrial, quando submetidas a aumento de pressões neutras e, também, aos efeitos de sismos. Fez-se a montagem de um modelo considerando-se os parâmetros do material obtidos por meio de ensaios laboratoriais, realizados em amostras deformadas e indeformadas extraídas de pilhas já existentes. As simulações realizadas permitiram concluir que a pilha permanece estável para a condição de alteamento com diques de contenção de baixa declividade e baixo teor de umidade. As movimentações decorrentes do aumento de pressões neutras não provocaram o colapso da pilha, mas geraram processos erosivos localizados. A extrapolação dos resultados dos ensaios em modelos, para os respectivos protótipos, requer um estudo aprofundado das leis de semelhança física e dos efeitos de escala.


Referência:
CAMPOS, Gisleine Coelho; FADEL, Kleib Henrique. Uso de modelagem física para estudo da estabilidade de pilhas de resíduos industriais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 19, 2018, Salvador. Anais… 9 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175491.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo