Corrosão prematura em armadura de aço-carbono de paredes de concreto com ar incorporado

Compartilhe:
Resumo:

A estabilidade eletroquímica do aço-carbono em concreto é devido à formação de filme de óxidos de ferro e de camadas de portlandita em sua superfície. Em certas condições, como na presença de vazios, essa estabilidade pode ser prejudicada, ficando o aço suscetível à corrosão prematura. Isso foi verificado em campo durante inspeções de paredes estruturais de concretos com ar incorporado e por meio da realização de ensaios complementares que apontaram a baixa qualidade dos concretos, tendo os mesmos elevada concentração de vazios. A corrosão em concreto poroso e os resultados obtidos em ensaios de campo e de laboratório são discutidos neste artigo.


Referência:
ARAUJO, Adriana de; PANOSSIAN, Zehbour; OLIVEIRA, Mírian Cruxên Barros de; PAULA, Nilson. Corrosão prematura em armadura de aço-carbono de paredes de concreto com ar incorporado. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE DEGRADAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO, 1., 2014, Salvador. Anais… 16 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172467.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo