Corrosão de refratários à base de CR2O2e Al2O3 por cinza de cana de açúcar

Compartilhe:
Resumo:

Um ponto importante das rotas de produção de gás de síntese, a partir de bagaço de cana-de-açúcar, é o conhecimento da reatividade das cinzas do bagaço com o material refratário do gaseificador. O objetivo desse trabalho foi estudar o efeito de uma cinza de bagaço de cana-de-açúcar na corrosão de um concreto refratário à base de 60% Cr2O3, 17% Al2O3, 12% ZrO2 e 8% de SiO2 (% em peso) e um refratário 100% de Al2O3, a 1350 oC/3h. Foram realizadas análises microestruturais da interface refratário-cinza fundida, por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por espectroscopia de energia dispersiva (EDS). O material à base de Cr2O3-Al2O3-ZrO2-SiO2 apresentou corrosão pela cinza fundida, devido à reatividade de óxidos de metais alcalino e alcalino-terroso (K2O e CaO) e Fe2O3, presentes na composiçãoda cinza, com a sílica do refratário.

Referência:
MENOSSI, M.S.; CRUZ, I.A.; INDELICATO, R.L. Corrosão de refratários à base de CR2O2e Al2O3 por cinza de cana de açúcar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 59., 2015, Barra dos Coqueiros, Aracaju. Anais… 12 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173715.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo