Aplicação da cronopotenciometria para avaliação do transporte de íons de rejeito de eletrodeposição de cobre através de uma membrana seletiva

Compartilhe:
Resumo:

Neste trabalho, a cronopotenciometria foi utilizada para estudar o transporte de íons de um rejeito de um processo de deposição de cobre isento de cianeto através de membranas heterogêneas. Para tanto, utilizou-se um galvanostato e fez-se o registro da diferença de potencial através da membrana por meio de dois eletrodos de referência. Os resultados indicam que o transporte dos íons sofre interferências devido às reações de oxirredução da água. Além disso, a resistividade do ácido orgânico pode causar um aumento da resistência elétrica do sistema. Verificou-se, também, que o valor de densidade de corrente limite pode variar em função da espessura da camada limite de difusão.


Referência:
SCARAZZATO, Tatiana; MOISÉS, Victoria Beatriz Rontal; PANOSSIAN, Zehbour; TENÓRIO, Jorge Alberto Soares; ESPINOSA, Denise Crocce Romano. Aplicação da cronopotenciometria para avaliação do transporte de íons de rejeito de eletrodeposição de cobre através de uma membrana seletiva. In: CONGRESSO ANUAL INTERNACIONAL ABM, 70.; ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA METALÚRGICA, DE MATERIAIS E DE MINAS, 15., 2015, Rio Janeiro. Anais…. 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174265.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.