Resumo:
O eixo Top Drive de um equipamento de perfuração de poços de petróleo é um eixo oco que tem como funções básicas transmitir torque da caixa de redução para a broca, por meio dos tubos de perfuração, e, enviar pela parte interna, a lama utilizada no processo de perfuração. Na parte inferior do eixo existem rebaixos onde é montada uma luva bipartida denominada de split collar, que é o elemento de ligação entre o eixo e a parte externa do equipamento. A fratura ocorrida na região dos rebaixos de um destes eixos, causando a queda da coluna que estava sendo sustentada pelo eixo, levou a uma investigação, cujos resultados estão apresentados neste trabalho. Os resultados da análise levaram a concluir que a fratura do eixo ocorreu em consequência de fadiga corrosão causada pela entrada de agentes corrosivos dentro do vão entre o eixo e a luva bipartida e por uma combinação de tensões causada pela carga vertical (tração) e por uma flexão variável provavelmente devida a uma combinação da rotação e de deslocamentos laterais sofridos pelo eixo durante serviço.
Referência:
ITO, Hamilton Lelis; MOREIRA, Marcelo Ferreira; BELOTTI NETO, José; ARAÚJO, E. Análise de falha do eixo principal de um top drive fraturado em serviço. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 13., 2015, Cabo de Santo Agostinho, PE. Anais… 12 p.
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https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173076.pdf
O eixo Top Drive de um equipamento de perfuração de poços de petróleo é um eixo oco que tem como funções básicas transmitir torque da caixa de redução para a broca, por meio dos tubos de perfuração, e, enviar pela parte interna, a lama utilizada no processo de perfuração. Na parte inferior do eixo existem rebaixos onde é montada uma luva bipartida denominada de split collar, que é o elemento de ligação entre o eixo e a parte externa do equipamento. A fratura ocorrida na região dos rebaixos de um destes eixos, causando a queda da coluna que estava sendo sustentada pelo eixo, levou a uma investigação, cujos resultados estão apresentados neste trabalho. Os resultados da análise levaram a concluir que a fratura do eixo ocorreu em consequência de fadiga corrosão causada pela entrada de agentes corrosivos dentro do vão entre o eixo e a luva bipartida e por uma combinação de tensões causada pela carga vertical (tração) e por uma flexão variável provavelmente devida a uma combinação da rotação e de deslocamentos laterais sofridos pelo eixo durante serviço.
Referência:
ITO, Hamilton Lelis; MOREIRA, Marcelo Ferreira; BELOTTI NETO, José; ARAÚJO, E. Análise de falha do eixo principal de um top drive fraturado em serviço. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 13., 2015, Cabo de Santo Agostinho, PE. Anais… 12 p.
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