Simulações de diferentes configurações de anodos em sistema de proteção catódica por corrente impressa da área externa de fundo de tanques de armazenamento

Compartilhe:
Resumo:

Gastos desnecessários com projetos de proteção catódica super ou subestimados podem ser evitados com o uso de simulação numérica do sistema de proteção catódica na estrutura que se deseja proteger. O objeto de estudo desse trabalho é o emprego da simulação para definir a melhor configuração de um sistema de proteção catódica por corrente impressa na proteção contra corrosão em fundo de tanque. Simulações de anodos instalados em baixa profundidade (5 cm do fundo do tanque), apresentaram resultados coerentes com as medidas feitas em modelos em escala reduzida. Por outro lado, simulações iniciais com anodos verticais indicaram que esses precisam de uma condição específica para que o resultado corresponda às medidas de sistemas reais. Assim, considerou-se que ocorre o consumo de oxigênio do meio (solo) pela reação de redução provocada pela polarização e, para tanto, removeu-se o oxigênio da solução de ensaio antes de se levantar as curvas de polarização necessárias à simulação. Os resultados obtidos nessa nova condição apresentaram polarização adequada da chapa de fundo de tanque para anodos verticais.


Referência:
CARDOSO, Juliana Lopes; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; SANTOS, Fabiano Raymundo dos; PIMENTA, Gutemberg de Souza; LAURINO, Eduardo Wlaudemir. Simulações de diferentes configurações de anodos em sistema de proteção catódica por corrente impressa da área externa de fundo de tanques de armazenamento. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CORROSÃO, INTERCORR, 2016, Fortaleza. Proceedings.. Rio de Janeiro: ABRACO, 2016. 14 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174028.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.