Rejeitos de mineração: um olhar do cenário brasileiro, parte 2: tecnologias para aproveitamento e novos usos

Compartilhe:
Resumo:

Uma característica do setor mineral é a movimentação de grandes volumes de materiais que, em função do teor do bem mineral contido e das particularidades do processo de beneficiamento, ao final gera grandes quantidades de rejeitos. O aproveitamento desses rejeitos é um tema que tem sido discutido e que foi fomentado após o acidente acontecido em 2015, com a barragem da Samarco em Mariana – MG. O trabalho denominado “Rejeitos da Mineração: Um olhar do cenário brasileiro” está estruturado em duas partes. A primeira parte destacou a importância econômica e social do setor mineral para o país. A segunda parte, apresentada neste artigo, aborda o nível de desenvolvimento tecnológico voltado ao aproveitamento dos rejeitos e quais novos usos têm sido propostos. Neste documento, os autores trazem também o fechamento dos levantamentos realizados e suscitam uma discussão visando estimular o desenvolvimento sustentável da mineração, por meio da criação de um novo negócio inserido na cadeia produtiva da mineração.


Referência:
MORAES, Sandra Lucia de; MOTTA, Flávia Gutierrez ; MASSOLA, Camila Peres ; SACCOCCIO, Eduardo Maziero ; CABRAL JUNIOR, Marsis . Rejeitos de mineração: um olhar do cenário brasileiro, parte 2: tecnologias para aproveitamento e novos usos. In: SIMPÓSIO DE MINERAÇÃO, 18., 2017, São Paulo. Anais… Rio de Janeiro: ABM WEEK, 2017. p. 241-255.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/ipt_restritp/174931.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo