Estudo da formação de par galvânico entre armaduras de aço-carbono e aço inoxidável de uma mesma estrutura de concreto

Compartilhe:
Resumo:

Esse trabalho descreve ensaios de corrosão com barras de aço inoxidável lean dúplex UNS S32304 conectadas eletricamente a barras de aço-carbono, ambas embutidas em concreto ou imersas em solução simulada de água de poro, na presença de contaminação com íons cloreto. Ensaios com barras de aço inoxidável AISI 304 conectadas a barras de aço-carbono também foram feitos, como um material de referência para comparação. Esses três aços também foram estudados individualmente para comparação. A configuração do corpo de prova de concreto e do ensaio em solução foram estabelecidos com base nas normas ASTM A955:2015 e ASTM G109:2007, respectivamente.


Referência:
CARDOSO, Juliana Lopes; PACHECO, Mayara Stecanella; BRUNELLI, Renata Angelon; ARAUJO, Adriana de; RIBEIRO, José Luis Serra; PANOSSIAN, Zehbour. Estudo da formação de par galvânico entre armaduras de aço-carbono e aço inoxidável de uma mesma estrutura de concreto. In: INTERNATIONAL CORROSION MEETING, INTERCOOR, 7., 2018, São Paulo. Proceedings… São Paulo: ABRACO, 2018. 4 p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175278.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.