Corrosão sob tensão de aço inoxidável austenítico soldado em ambiente evaporativo de gotejamento de água do mar sintética: ensaios estáticos

Compartilhe:
Resumo:

Vasos de pressão, tubulações, trocadores de calor e equipamentos fabricados em aço inoxidável, para uso em plataformas de extração de petróleo offshore, operam em temperaturas de até 120 ºC e estão sujeitos à corrosão sob tensão em ambientes contendo cloreto, principalmente expostos à água do mar. Em geral, estes componentes envolvem processos de união por soldagem e apresentam alteração microestrutural, junto com tensão residual resultante do processo de soldagem. Foram conduzidos ensaios de susceptibilidade à corrosão sob tensão em condições de evaporação de água do mar sintética em juntas soldadas de aço inoxidável austenítico UNS S31603 nas temperaturas de 70 ºC, 90 ºC e 110 ºC e tensões de 70 %, 90 % e 110 % do limite de escoamento do material. Os ensaios empregaram dispositivos de flexão de quatro pontos, duração de 500 h e gotejamento de água do mar sintética no centro do corpo de prova flexionado com frequência de 10 gotas/min. Os resultados mostraram que o mecanismo de trincamento envolve corrosão localizada e a nucleação no fundo de pites. Para todas as tensões estudadas em temperatura de 70 ºC identificou-se a presença de nucleação de trincas, com profundidade de aproximadamente 140 μm. Todos os corpos de prova ensaiados com temperatura de 90 ºC apresentaram trincamento de cerca de 5 mm. Na temperatura de 110 ºC, apresentaram trincas com profundidade maior, chegando a fraturar o corpo de prova em alguns casos. Foi observado que a formação de um depósito de sal foi fundamental no processo de nucleação das trincas, notadamente nas temperaturas mais elevadas. A região soldada não desempenhou papel relevante no processo de nucleação de trincas de corrosão sob tensão.


Referência:
PEREIRA, Henrique Boschetti; MOREIRA, Marcelo Ferreira; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; MIRANDA, Hélio C.; BAPTISTA, Ilson Palmieri. Corrosão sob tensão de aço inoxidável austenítico soldado em ambiente evaporativo de gotejamento de água do mar sintética: ensaios estáticos. In: INTERNATIONAL CORROSION MEETING, INTERCORR, 7., 2018, Fortaleza. Anais… São Paulo: ABRACO, 2018. 12 p. 

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175274.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo