Aplicação de técnicas não destrutivas na determinação do teor de umidade interna do concreto

Compartilhe:
Resumo:

A durabilidade das estruturas é um tema recorrente no meio técnico-científico e está relacionada, dentre outros fatores, à agressividade ambiental. Diversas patologias estão relacionadas à degradação das estruturas de concreto, comprometendo sua durabilidade. Na maioria dos processos de degradação, a água no ambiente atua como meio de transporte dos agentes agressivos pela microestrutura do concreto, sendo responsável pela sua difusão e posterior precipitação de outros compostos químicos  potencialmente agressivos. No tocante ao monitoramento e ao diagnóstico de patologias, há poucas técnicas para detectar água presente na estrutura interna do concreto, mesmo sabendo-se do seu papel fundamental na maioria dos processos de degradação do concreto e da armadura. Alguns ensaios comumente realizados no concreto fornecem informações relevantes quanto à porosidade e  permeabilidade, porém esses dados não refletem necessariamente o estado de conservação da estrutura edificada. Recentemente, foi disponibilizado no mercado um equipamento doravante denominado TUM210, para determinar o teor de umidade de diversos materiais por método não destrutivo (TND), inclusive do concreto. Porém, não há dados suficientes correlacionando resultados do equipamento com os obtidos em ensaios laboratoriais que permitam verificar sua correlação, tampouco seu comportamento frente a variáveis de campo. Nesta pesquisa, concretos de três composições diferentes foram submetidos à  carbonatação em câmara de CO2, sendo as amostras carbonatadas e não carbonatadas acondicionadas em ambientes de 100%, 90% e 70% UR, e posteriormente secas em estufa a 80 °C. Para cada UR aplicada foram realizadas medições do teor de umidade interna pelo TUM210, comparando-as com os resultados obtidos por método gravimétrico (TUG). Os resultados obtidos indicam possível correlação entre ambas as técnicas, porém, é recomendada uma análise estatística mais minuciosa para determinar precisamente o grau de correlação entre as medidas TUG e TUM210, gerando futuramente a equação de correção para medidas em campo.

Referência:

NASCIMENTO, Lucas Clementino do; ARAUJO, Adriana de; QUARCIONI, Valdecir Angelo. Aplicação de técnicas não destrutivas na determinação do teor de umidade interna do concreto. In: CONGRESSO NACIONAL REABILITAR E BETÃO ESTRUTURAL, 3-5 nov., 2021, Lisboa. Proceedings… Lisboa: APEE, GPBE, 2021. p.859-868.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o Proceedings em PDF. Documento protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177605.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo