Tratamento combinado de nitretação sob plasma e revestimento PVD em aço inoxidável austenítico AISI 316L

Compartilhe:
Resumo:

Aços inoxidáveis austeníticos são aplicados em setores industriais, que demandam produtos metálicos com elevada resistência à corrosão. Recentemente, tem se buscado uma mior resistência mecânica deste aço principalmente para suportar condições tribológicas mais severas. Este trabalho apresenta um tratamento combinado para elevar as propriedades tribológicas do aço inoxidável AISI 316L com a utilização dos tratamentos superficiais de nitrefação sob plasma seguido de revestimento PVD – TiN. As nitretações foram realizadas em um reator de fonte pulsada com parede quente em temperaturas diferentes para variar o tipo e a espessura da camada nitretada. O revestimento TiN foi realizado pelo processo PVD. A caracterização foi realizada por microscopia óptica difração de raios elevou microdureza Vickers, nanoindentação e indentação Rockwell C. A nitretação elevou a dureza para valores superiores a 1.000 HV. O aumento da profundidade da camada nitretada melhora o efeito de suporte de carga para o revestimento duro de TiN e a sua adesão. Este benefício é decorrente de uma aproximação das propriedades mecânicas da superfície nitretada e do revestimento, avaliadas pela H/E.


Referência : 
BRUNO, Gabriela Tieppo; BOCCALINI JR., M.; PINEDO, Carlos Eduardo. Tratamento combinado de nitretação sob plasma e revestimento PVD em aço inoxidável austenítico AISI 316L. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO, 67., 2012, Rio de Janeiro. Anais… São Paulo: ABM, 2012. p. 205-2516.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171284.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo