Efeito de gases de inertização (nitrogênio puro e misturas de nitrogênio e gás carbônico) na corrosividade do etanol anidro (E100) e hidratado

Compartilhe:
Resumo 

O objetivo deste trabalho foi o estudo do efeito de gases de inertização (nitrogênio puro e mistura de nitrogênio e gás carbônico) na corrosividade do etanol anidro (E100) por meio de ensaios de laboratório.Para verificar o efeito concomitante do teor de água no etanol, os mesmos ensaios foram realizados usando etanol hidratado. Inicialmente, ensaios preliminares foram conduzidos objetivando o estabelecimento das condições de ensaio, os quais mostraram a necessidade de realizar os ensaios em células herméticas. Após o estabelecimento da metodologia, sete lotes de diferentes etanóis anidros (E100) e cinco etanóis hidratados foram ensaiados.Os resultados obtidos mostraram que a inertização com o N2 determina diferentes graus de corrosividade ao aço-carbono para diferentes lotes de etanol seja anidro seja hidratado; a injeção de CO¬2 causa um leve incremento na corrosividade do etanol, sendo tanto maior este incremento quanto maior o teor de CO2; a presença de frestas tem efeito deletério ao aço-carbono tanto no do etanol anidro como no etanol hidratado. As taxas de corrosão do aço-carbono, mesmo na presença de somente N2 (condição mais agressiva), são muito baixas. Assim, para ensaios de curta duração, como é o caso do presente estudo, a taxa de corrosão não é adequada para diferenciar lotes de etanol. Um exame visual detalhado e a determinação de máxima profundidade de pites são mais adequados para esta finalidade.

Referência
MOREIRA, A.R.; PIMENTA, G.S.; BRUGNELLI,R.A.; PANOSSIAN, Z.; OLIVEIRA,V.de. Effect of inert gases (pure nitrogen, nitrogen and carbon dioxide mixtures) on the corrosiveness of anhydrous ethanol (E100). In: NACE CORROSION 2011, Houston/Texas,2011. Proceedings..

Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/169901.pdf



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo