Efeito da temperatura na sinterização por corrente elétrica pulsada (SPS) de WC(Co,Ni)

Compartilhe:
Resumo:

O carbeto de tungstênio (WC), conhecido como um dos metais duro é amplamente utilizado em máquinas-ferramenta, brocas, fios metálicos, etc. A maioria dos produtos à base de WC são obtidos a partir da sinterização do pó de carbeto de tungstênio, com uma fase ligante, em sua grande maioria, à base de cobalto. Atualmente, devido à escassez, e de certa forma à toxicidade do cobalto, outros ligantes metálicos como Ni, Fe e Ti têm sido estudados com a finalidade de obtenção de metais duros com as propriedades similares às do WC-Co. Neste trabalho foram estudadas as sinterizações de resíduo de WC-Co/Ni por SPS. Os pós foram sinterizados em matriz de grafite de alta densidade a 1100 e 1150 oC com patamar de 1 minuto e pressão de 600 MPa. Não foram observadas variações na densificação e na dureza de ambos os compactos sinterizados, que foi de 97 % e 1850 HV, respectivamente.


Referência:
SILVA, M. da; FREDERICCI, Cátia; CRUZ, I. A.; TERTULIANO, A. J.; RODRIGUES, D.; MACHADO, I. F. Efeito da temperatura na sinterização por corrente elétrica pulsada (SPS) de WC(Co,Ni). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 61., 2017, Gramado. Anais… p. 2403-2412.

Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174641.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.