Efeito da granulometria na atividade pozolânica da Cinza de Casca de Arroz (CCA) com alto teor de sílica amorfa

Compartilhe:
Resumo:

A cinza da casca de arroz (CCA) é uma adição mineral pozolânica ao cimento que vem sendo cada vez mais estudada nos últimos anos. Quando produzida com processo de queima controlada e finamente moída apresenta alto teor de sílica amorfa e é classificada como pozolana altamente reativa com propriedades similares a da sílica ativa. Neste trabalho foi avaliado o efeito da finura na atividade pozolânica das CCAs com alto teor de sílica amorfa. Para isto foi feito um estudo sobre o efeito da temperatura de calcinação no teor de sílica amorfa das CCAs e em seguida foram produzidas amostras da CCA com alto teor de sílica amorfa com diferentes tempos de moagem. Foram executados ensaios de granulometria por raio laser, superfície específica Blaine, difração de raio-x, Chapelle modificado e índice de desempenho com cimento Portland aos 7 dias dessas CCAs. Segundo os resultados apresentados observa-se que a diminuição da granulometria e o consequente aumento da superfície específica Blaine, das CCAs com alto teor de sílica amorfa, influencia pouco no seu consumo de hidróxido de cálcio embora tenha um efeito mais relevante no aumento da resistência à compressão das argamassas.


Referência:
PINHEIRO, Divino Gabriel Lima; RÊGO, João Henrique da Silva; QUARCIONI, Valdecir Angelo; LIMA, Sérgio Soares; BERGMANN, Carlos Pérez. Efeito da granulometria na atividade pozolânica da Cinza de Casca de Arroz (CCA) com alto teor de sílica amorfa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIMENTO, 7., 2016, São Paulo. Anais… CD. 08 p.

Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174073.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo