Simulação numérica computacional das condições de conforto ambiental em habitação de interesse

Compartilhe:
Resumo:

Projetos de habitação de interesse social devem ser sustentáveis, energeticamente eficientes e com conforto ambiental. No entanto, pouco se emprega desses conceitos nos projetos. Este trabalho teve como objetivo realizar simulação computacional de um apartamento de interesse social e verificar as condições de trocas de ar nos cômodos e da variação da temperatura interna na habitação. Os resultados indicaram que as temperaturas internas são inferiores às externas devido à ventilação natural ou ao isolamento térmico eficiente das paredes, portas e janelas. Porém, o banheiro, por sua configuração sem janela para o meio externo, não apresentava taxa de renovação do ar satisfatória. Há necessidade de melhorias arquitetônicas nesses projetos.


Referência:
FUCITALO, Natália de Almeida; MARTINS, Gabriel Borelli; JABARDO, Paulo José Saiz; XIMENEZ, José Marcelo Tonini; NADER, Gilder. Simulação numérica computacional das condições de conforto ambiental em habitação de interesse social. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 11., 2016, São Paulo. Anais… 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174948.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo