Inovação curricular: integração social e educacional na FATEC Tatuapé

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Resumo:

A  FATEC Tatuapé iniciou suas atividades em 08 de agosto de 2011, e sendo uma unidade em implantação, procurou, desde seu início, desenvolver uma política de inovação curricular incentivando seu corpo docente e discente a compartilhar um programa interdisciplinar integrador. Esse trabalho tem como objetivo apresentar a dinâmica da realização desses projetos interdisciplinares desenvolvidos com os cursos de Tecnologia em: Controle de Obras, Construção de Edifícios e Transporte Terrestre dessa unidade de Ensino Superior público. Nesses trabalhos interdisciplinares os alunos foram incentivados a realizar iniciações científicas, visitas técnicas a institutos de pesquisa, obras de infra-estrutura, empresas de saneamento básico, museus, e a perspectivar seu estágio já nos primeiros semestres. Com isso, passam a compreender melhor o objeto de estudo em cada  disciplina e a sua perspectiva de aplicação. Nessa matriz curricular inovadora, perspectivamos modelos e incentivos curriculares, no qual, alunos, professores e coordenadores pudessem realizar pesquisas sobre, cientistas, artistas, arquitetos renomados, restauradores que preservam as nossas obras e cultura de modo geral, e com isso, gradativamente sua forma de pensar foi redirecionada da técnica também contemplando a ética e a estética para atingir uma forma plural de adquirir conhecimento. O caminho metodológico  dessa investigação lançou mão da pesquisa de levantamento de dados (survey) e se encontra em fase de consolidação dos dados. Fundamentamos a pesquisa bibliográfica baseada em Japiassu (2006), Moreira (2005), Almeida e Tomazela (2012) autores que trabalham com a interdisciplinaridade, com o currículo e com os ambientes tecnológicos de aprendizado. Destacamos que os ingressantes da FATEC Tatuapé apresentam um mosaico de costumes, residem em pontos extremos e opostos da cidade de São Paulo. Ampliar sua formação cultural e integrá-lo à sociedade promove sua formação e orienta novas práticas pedagógicas. Dos resultados observados, nota-se que as turmas recentes se integram mais rapidamente com a sociedade e aprimoram seus conhecimentos culturais e técnicos. Essa diferente resposta é fruto do aprimoramento gradual da interdisciplinaridade desenvolvida e
em fase de implantação na FATEC Tatuapé.

Referência:

ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de; XAVIER, Luciano; NADER, Gilder. Inovação curricular: integração social e educacional na FATEC Tatuapé. In: SIMPÓSIO DOS ENSINOS MÉDIO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, 3., 2016, São Paulo. Anais… São Paulo: Centro Paula Souza, 2016. p. 82-91.

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