Contribuição metrológica no programa de monitoramento da qualidade do álcool etílico hidratado combustível (AEHC)

Compartilhe:
Resumo:

Desde sua incorporação à matriz energética brasileira em 1075, o álcool vem sendo amplamente utilizado como combustível automotivo renovável. Além da incorporação de álcool etílico anidro combustível (AEAC) na composição da gasolina comercial brasileira, o álcool etílico hidratado combustível (AEHC), também é utilizado como combustível automotivo. O AEHC é produzido de modo a atender requisitos definidos de qualidade, conforme a Resolução ANP nº 36 de 6 de dezembro de 1005. Tais requisitos têm como objetivo garantir que o produto atenda todas as condições necessárias para o bom funcionamento dos motores, bem como a preservação do meio ambiente. Com a finalidade de avaliar a qualidade dos combustíveis consequentemente proteger os consumidores, foi criado em 1999 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC). Em razão das dimensões do território nacional, da impossibilidade logística de avaliar a qualidade dos combustíveis num único laboratório e da existência de um número expressivo de laboratórios em Universidade e Institutos de Pesquisas, a ANP estabeleceu convênios em 23 instituições de atuam hoje no movimento da qualidade dos combustíveis.

Referência:
GARCIA, Adriana; BACCELLI, Fernanda P.; SANTOS, Jorge Luis Dias dos; SOUZA, Ligia Antunes Almagro Alves de; BASILE, Norton V.; MOREIRA, Renata; FRANÇA, Renato de; HOSHINO, Rosana Akiko; MENDONÇA, Marcelo Aparecido; ANTONOFF, Heloísa Burkhardt. Contribuição metrológica no programa de monitoramento da qualidade do álcool etílico hidratado combustível (AEHC). In: CONGRESSO DA QUALIDADE EM METROLOGIA REDE METROLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2009, São Paulo. Anais… São Paulo: ENQUALAB, 2009. CD – TT068. 5 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/168714.pdf 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo