Primeira intercomparação de laboratórios brasileiros de velocimetria de fluídos

Compartilhe:
Resumo:

Este trabalho mostra os resultados das primeiras intercomparações laboratoriais de velocidade de fluidos realizadas no Brasil, que tiveram caráter bilateral. Participaram desse programa o IPT e a Skilltech. Inicialmente foi utilizado um anemômetro de pás, com 110 mm de diâmetro, como padrão itinerante. Porém, os resultados dessa intercomparação foram insatisfatórios, pois apresentou erro normalizado acima de 1 para a grande maioria dos pontos. Por ser uma intercomparação bilateral, não se pode chegar a uma conclusão efetiva do que levou a se obter esse valor do erro normalizado, porém a principal suspeita é que houve blocagem do escoamento, que aumenta velocidade do escoamento. Fato justificado pelos resultados obtidos, pois o túnel de vento de menor diâmetro apresentou erro positivo enquanto o túnel de vento com maior seção de testes apresentou erro negativo. Assim, foi realizada uma segunda intercomparação utilizando como padrão itinerante um tubo de Pitot estático, pois com essa a taxa de blocagem seria menor do que 0,64% para o túnel de vento menor. Os resultados do erro normalizado obtidos foram menores do que 0,6, sendo satisfatórios e mostrando que ambos os laboratórios estão dentro de parâmetros aceitáveis para laboratórios acreditados.


Referência:
NADER, Gilder; TAIRA, Nilson Massami. Primeira intercomparação de laboratórios brasileiros de velocimetria de fluidos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL de metrologia mecânica, 3., 2014, Gramado. Anais… 5 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172844.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo