Evolução da qualidade de papel higiênico e papel toalha no Brasil nos últimos cinco anos

Compartilhe:
Resumo:

Este trabalho é uma continuação do artigo publicado em 2010 por Yasumura et al. (2010), nos Anais do XXI Encontro Nacional da Tecnicelpa/VI Ciadicyp e tem por objetivo verificar a evolução da qualidade dos papéis higiénicos e toalha produzidos no Brasil, baseada na norma de classificação ABNT NBR 156464. O objetivo do trabalho foi verificar a evolução da qualidade de papéis para fins sanitários, em especial papéis higiênicos e toalhas de papel, no período de 2009 ao primeiro trimestre de 2013. Para isto, foram coletados os valores obtidos para os parâmetros especificados na série de normas ABNT NBR 15464, sob o título geral “Produtos de papel para fins sanitários – Classificação” dos papéis ensaiados neste período. No geral, foi observada uma melhoria da qualidade dos papéis para fins sanitários no período considerado, principalmente para os papéis institucionais. Além disso, os valores as propriedades físicas analisadas têm-se encaminhado para os limites inferiores da maior pontuação possível nas normas ABNT NBR 15464. Assim, esta série de normas vem estabelecendo o nível de qualidade dos papéis em disponibilidade no mercado, principalmente nos processos licitatórios de compra pública ou privada e, portanto, deve-se observar a sua correta aplicação e a periodicidade da sua revisão.


Referência:
YASUMURA SASAKI, Patrícia Kaji. Evolução da qualidade de papel higiênico e papel toalha no Brasil nos últimos cinco anos. In: ABTCP INTERNATIONAL PULP AND PAPER CONGRESS, 46., 2013, São Paulo. Proceedings… São Paulo ABTCP, 2013. 10 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172176.pdf






INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo