Aspectos relacionados à utilização de medidores de vazão de óleo e gás sob condições diferentes de calibração

Compartilhe:
Resumo:

Para a obtenção de um resultado de medição válido e confiável, o instrumento de medição válido e confiável, o instrumento de medição deve ser previamente calibrado por meio do uso de um padrão de referência que represente com exatidão a grandeza sob medição. No caso dos medidores de vazão de óleo e gás, estes são normalmente calibrados sob condições controladas em laboratórios reconhecidos por organismos oficiais de acreditação. Não obstante, a calibração do medidor em si não se constitui em condição suficiente para garantir a exatidão e a confiabilidade dos resultados das medições. A experiência mostra que a correlação entre o mundo ideal de um laboratório e o mundo real de um sistema de medição não deveria ser considerada uma atividade trivial, pois existem inúmeros fatores que podem impactar os resultados de uma medição. O presente trabalho aborda questões relacionada com as diferenças que podem surgir entre a calibração de medidores de vazão de óleo e gás em laboratório e sua posterior utilização em sistema de medição fiscal, apropriação, transferência de custódia e em mesmo em aplicação operacionais.


Referência:
KAWAKITA, Kazuto. Aspectos relacionados à utilização de medidore de vazão de óleo e gás sob condições diferentes de calibração. In: RIO OIL & GAS EXPO AND CONFERENCE, 2012, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: IBP, 2012. 11 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171039.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo