Aplicação da radiação na preservação do papel: radiação gama em folhas de pasta celulósica de eucalipto

Compartilhe:
Resumo:

O papel é um substrato que pode ser facilmente contaminado por fungus. A contaminação, uma vez instalada, causa deterioração do papel, além do aparecimento de manchas. Radiação ionizante tem sido uma técnica proposta para a desinfecção. Entretanto, manter a integridade do material irradiado é imprescindível. Com o intuito de investigar a dose segura de radiação, na qual o papel mantem suas propriedades, foram confeccionadas folhas de 75 g/m2 com pasta celulósica química branqueada de eucalipto, as quais foram submetidas, respectivamente, à irradiação gama de 3kGy a 25kGy em irradiador Co60 Gammacell, a uma velocidade de 0,817Gy/s. Até 9kGy de irradiação, pode-se dizer que o papel manteve suas propriedades.


Referência:
BORRELY, S.I.; BARBOSA, P.S.M.; D´ALMEIDA, M.L.O. Radiation application for paper preservation: Gamma irradiation at eucalyptus pulp sheets. In: INAC 2009, INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, 2009, Rio deJaneiro. Proceedings… Rio de Janeiro:  Associação Brasileira de Energia Nuclear. 6 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/167804.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo